Avaliação da campanha “Só um minutinho”

07/10/2006 § Deixe um comentário

Como se sabe, de 11 a 15 de setembro realizamos a campanha Só um minutinho, em prol da cidadania no trânsito e da boa convivência nos espaços públicos localizados no entorno do Verinha e Verão. Na ocasião foram distribuídos dois mil folhetos e colocadas faixas alertando para os problemas causados por estacionar em locais proibidos, parar em fila dupla, entre outras infrações. Dez pais de alunos trabalharam voluntariamente em todos os horários de entrada e saída, distribuindo folhetos e esclarecendo a importância de respeitar as leis de trânsito aos adultos encarregados do transporte das crianças e adolescentes à escola. A iniciativa foi tema, inclusive, de uma reportagem no telejornal SP Record 1, no dia 14/9.

A campanha não pretendia resolver definitivamente os congestionamentos nem confrontar quem infringisse as leis de trânsito. Seu objetivo principal era, chamando a atenção para a questão do trânsito, sensibilizar os pais e responsáveis sobre como nossas ações afetam as outras pessoas e quão importante é dar aos mais jovens o exemplo de respeito ao bem comum e às normas de convivência social.

Encerrada a etapa de divulgação da campanha, constatam-se resultados bastante positivos tanto no que se refere à melhora do trânsito quanto à disseminação de valores solidários. A OPS Vera Cruz pretende tornar essa iniciativa periódica e realizar outras ações voltadas à reflexão sobre nosso papel de pais e cidadãos, em especial no que se refere ao estímulo do uso saudável dos espaços públicos.

As recomendações da campanha SÓ UM MINUTINHO, contidas no folheto e nas faixas, permanecem valendo de forma permanente, com o intuito de fazer com que o processo de conscientização e mudança de comportamento em relação ao trânsito continuem sendo disseminados. A OPS Vera Cruz se coloca à disposição para enviar folhetos a quem ainda não recebeu e prosseguir a troca de idéias sobre esse assunto. Além disso, a Comissão Organizadora está pleiteando uma reunião com a CET para sugerir modificações concretas nas normas locais de trânsito que visam facilitar o fluxo de veículos.

Por fim, agradecemos profundamente o apoio da direção da Escola Vera Cruz, o empenho dos funcionários (fundamental para a realização da campanha) e as pessoas que encaminharam mensagens de apoio e sugestões valiosas para  aperfeiçoar as próximas iniciativas. Muito obrigado também aos que contribuíram na elaboração dos materiais e na divulgação da campanha: Carlos Surian (Ogra Oficina Gráfica), Marco Cançado (McLe Design), Rodolpho Gamberini (Rede Record), Luis Paulo Siqueira (Porto Seguro).

OPS Vera Cruz/Outubro de 2006

Voluntários que participaram da campanha:
Ana Paula Bettini, Ana Paula MacArthur, Avany Jubilut, Claudia Visoni, Dora Holzheim, Margaret Cross Silva, Maria Lucia Gadotti, Priscila Nahum, Roberto Holzheim e Thereza Dantas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Avaliação da campanha “Só um minutinho” no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: