Causas e consequências dos acidentes de trânsito

05/09/2007 § Deixe um comentário

(Este texto é parte dos resumos da Semana do Trânsito Vera Cruz)

por Eduardo Biavati

Trabalhei durante 13 anos no Hospital Sara, em Brasília, e dei palestras para mais de 300 mil jovens (de 13 a 17 anos) das escolas públicas do DF. O tema central das palestras era a o que acontece com o corpo num acidente de trânsito. O jovem está acostumado a ouvir que acidente de trânsito leva sempre a morte. O que eles não sabem, bem como a maioria dos adultos, é que a maior parte das pessoas sobrevive. Em termos de saúde pública, podemos dizer que a questão dos sobreviventes é ainda mais grave do que a das vítimas fatais, pois os indivíduos perdem o controle sobre seus corpos e passam a depender de outros, muitas vezes definitivamente.

Devemos levar os jovens a desenvolver o senso de responsabilidade sobre si mesmos. Devemos conscientizá-los da fragilidade do corpo e de que as lesões cerebrais e medulares não têm retorno. É preciso fazer com que percebam e entendam as conseqüências dos acidentes de carro. Quem arca com os custos da reabilitação? Sobre quem recairá a responsabilidade de cuidar de alguém com seqüelas temporárias ou permanentes?

Nós sabemos os fatores que podem facilitar a ocorrência de acidentes de carro:
Uso de álcool e/ou drogas
Falta de uso do cinto de segurança
Alta velocidade

Será que os acidentes são mesmo acidentes?

Em Brasília, atualmente existe um respeito muito grande para com a segurança dos pedestres. Isso foi fruto de um esforço coletivo que envolveu governo, escolas, igrejas e a sociedade civil. Além do trabalho de conscientização e reeducação dos motoristas, foram colocadas faixas de pedestres iluminadas por toda a região metropolitana. O custo desse equipamento urbano corresponde a apenas alguns dias de reabilitação de uma pessoa acidentada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Causas e consequências dos acidentes de trânsito no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: