O que acontece em São Paulo

05/09/2007 § Deixe um comentário

(Este texto é parte dos resumos da Semana do Trânsito Vera Cruz)

por Heloísa Martins

A organização de uma cidade como São Paulo acaba gerando situações de conflito que propiciam acidentes. Aqui se priorizou o transporte individual e o pedestre é sempre ameaçado pelos carros. E cada vez mais se busca aumentar o espaço disponível para os carros, o que vai agravando o problema.

Anualmente, na cidade de São Paulo morrem 1.500 pessoas em acidentes de trânsito todos os anos. E este número vem aumentando nos últimos três anos devido aos altos índices de acidentes com motociclistas e ciclistas. A motocicleta é um veículo inseguro, pois na maioria dos acidentes o indivíduo é projetado de cabeça no chão. O uso do capacete é insuficiente como proteção.

Estatisticamente, 50% dos mortos em acidentes de trânsito são pedestres. Destes, 25% são atingidos na calçada por carros desgovernados. Homens acima de 49 anos constituem o grupo de maior risco de atropelamento. As crianças também são vítimas freqüentes de acidentes de trânsito, seja por atropelamento ou pela falta de uso adequado dos equipamentos de segurança. No Brasil e na maior parte do mundo, a morte no trânsito é a segunda causa de morte entre os jovens. [OBS. – De acordo com dados do Ministério da Saúde, colisões e atropelamentos são a principal causa de morte no Brasil na faixa etária de 1 a 14 anos]

As vítimas mais comuns em colisões são jovens do sexo masculino, de 18 a 30 anos e em 40% dos casos trata-se do condutor do carro. A maior concentração de acidentes acontece nas noites de sexta e sábado. Dados do Instituto Médico Legal (IML) informam que em 50% das biópsias realizadas com as vítimas de acidentes de trânsito há presença de altas taxas de álcool no sangue.

São as nossas opções políticas que levam a essa situação de calamidade pública. Todos somos responsáveis pela situação caótica do trânsito em São Paulo. Eu e o Eduardo escrevemos o livro Rota de Colisão para sensibilizar os jovens sobre experiências de perda e traumas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O que acontece em São Paulo no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: