OPS preocupada com a segurança no trânsito

26/08/2011 § Deixe um comentário

Nos últimos meses vimos vários acidentes de trânsito chocantes em São Paulo. Dois deles, em particular, envolveram de perto a comunidade Vera Cruz: um que aconteceu no dia 30 de junho, na frente do Verículo, e o outro ocorrido em julho, aqui no bairro da Vila Madalena, que culminou na morte de Vitor Gurman, um ex-aluno da escola.

O acidente de 30/06 aconteceu bem no horário da saída do período da tarde, por volta das 17 horas, quando, segundo testemunhas, “um automóvel descendo a Rua Alvilândia, na altura da quadra da escola, abalroou um veículo estacionado no lado direito da via, capotando duas vezes para, em seguida, cair em cima de um veículo estacionado no lado esquerdo da via, portanto, quase na frente do portão de saída dos alunos de tenra idade (1 a 5 anos). O veículo estacionado pertencia a uma mãe de aluno da escola, que aguardava o filho dentro da instituição.” Felizmente não houve feridos.

O acidente que matou Vitor Gurman, amplamente conhecido, conseguiu mobilizar seus amigos, que criaram o movimento Viva Vitão, e está sendo um grande motor para uma mudança real na atitude no trânsito de todos os paulistanos. O mote “Não espere perder um amigo para mudar a sua atitude” tem permeado a Internet, está em diversos carros, cartazes pela cidade, partidas de futebol e, acreditamos, tocando o coração e a atitude de muita gente.

A OPS acredita que “mudar o mundo começa pela nossa rua”. Nossa comunidade é forte e  influente e pode se envolver veementemente com grandes campanhas ligadas às questões do trânsito, como esta lançada pelo Viva Vitão. Mas nós também temos a capacidade (e o dever) de dar uma contribuição ainda mais direta e pessoal para a segurança de nossos filhos e demais pedestres e cidadãos que circulam pela cidade (seja de carro, a pé, de bicicleta ou com qualquer outro meio de transporte). Por isso tudo a OPS tem discutido a questão do trânsito em suas reuniões, entre pais, e também com a escola que, acreditamos, pode ser mais incisiva quanto a esse problema, em particular no que se refere ao trânsito no seu entorno. Eis em que pé estamos até agora:

O que já está sendo feito

  • No início de 2011 (antes dos acidentes) pais da escola enviaram uma solicitação à CET (por meio de seu site, aberto para que qualquer cidadão contribua com sugestões) visando a melhoria da sinalização de trânsito próximo à unidade Alvilândia do Vera Cruz.
  • A CET acatou a solicitação, desenvolveu um projeto com seus engenheiros e incluiu esse projeto em seu programa de Sinalização Comunitária, número 0025016621134.
  • O Vera Cruz  conversou com a CET e estabeleceram uma parceria para a implantação do projeto de sinalização, conforme circular da escola.
  • Alguns pais de alunos do Verículo criaram um abaixo-assinado (que conta até agora com 330 assinaturas) dirigido à prefeitura pedindo mais segurança de trânsito na área.

 O que mais podemos fazer

  • Cada um de nós pode se responsabilizar por simplesmente respeitar o Código de Trânsito.
  • Perto da escola:
    • não parar em fila dupla
    • não parar sobre a faixa de pedestre
    • transitar mais lentamente
    • não parar em lugares sinalizados como proibidos
    • dar passagem para os colegas de nossos filhos atravessarem a rua
    • não parar na frente da garagem dos vizinhos
    • não falar no celular enquanto dirige
  • Passar a mensagem de cuidado, segurança e respeito adiante:
    • para nossos filhos (que aprendem com o nosso exemplo)
    • nossos funcionários (que nem sempre conhecem as regras)
    • motoristas de taxi (que querem agradar o cliente e esquecem de observar o trânsito)
    • e amigos de modo geral (nada como uma corrente de ações positivas!)

De sua parte, a OPS está começando a se mobilizar para relançar as campanhas de trânsito realizadas em 2006 (Só um minutinho) e 2007 (Semana do Trânsito do Vera Cruz) e, possivelmente, promover uma palestra sobre trânsito para pais e alunos ainda este semestre. Quem quiser participar, ajudar na organização, fazer propostas ou simplesmente apoiar a ideia, por favor, entre em contato conosco.

Enquanto isso, vamos passando a mensagem de cidadania no trânsito adiante!!!!

A OPS apoia:

Movimento Viva Vitão

ONG Criança Segura, que disponibiliza, entre outras coisas, um guia para o uso correto da cadeirinha no carro.

Campanha de respeito ao pedestre da Prefeitura de São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento OPS preocupada com a segurança no trânsito no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: