Consequências do consumismo na formação das crianças e adolescentes

29/09/2011 § Deixe um comentário

Divulgamos curso que será realizado no Projeto Cultura.

Professora | Maria Helena Masquetti
Duração | 01 encontro
Dia | quinta-feira, das 20h00 às 22h00
Data | 27 de outubro
Local | Fundação Ema Klabin – Rua Portugal 43, Jardim Europa
Valor | R$ 70 na inscrição

Ao persuadir a criança a se interessar por temas adultos e a consumir toda sorte de produtos, os apelos comerciais desvalorizam o brincar e interferem no curso natural de seu desenvolvimento. O objetivo é fazer com que a criança abandone mais cedo o mundo lúdico e criativo da infância e ingresse o quanto antes no mercado do consumo. Entre os vários impactos dessa prática na formação das crianças, estão a erotização precoce, a obesidade infantil, o stress familiar, a delinquência e a violência. Estimuladas a desviar sua atenção do brincar, da criatividade e do interesse pelas descobertas para assuntos com o qual não estão maduras para lidar, elas acabam sendo “atropeladas” em uma fase extremamente delicada e decisiva para sua felicidade presente e futura.

Sinopse da apresentação:

  • Panorama sobre características naturais das crianças que as tornam vulneráveis aos abusos do marketing
  • Panorama sobre o funcionamento da publicidade e suas estratégias de persuasão.
  • Apresentação dos principais impactos da comunicação mercadológica na formação das crianças.
  • Panorama geral sobre o que diz a lei Brasileira e de outros países sobre o fato de a publicidade dirigir-se à infância.
  • Apresentação de alternativas sobre o que podemos fazer para proteger as crianças dos impactos do consumismo.
  • Apresentação da redução de 10 minutos do documentário “Criança a Alma do negócio”.
  • Espaço aberto a dúvidas e sugestões

Maria Helena Masquetti graduada em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. Possui especialização em Psicoterapia Breve e de Emergência e realiza atendimento clínico em consultório desde 1993. Graduada também em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, em 1983, exerceu a função de redatora publicitária durante 12 anos em várias agências de propaganda e hoje é psicóloga do Projeto Criança e consumo do Instituto Alana.

Saiba mais e inscreva-se aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Consequências do consumismo na formação das crianças e adolescentes no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: