Ata da reunião de 05/03/2012

12/03/2012 § 2 Comentários

TEMA 1 – Avaliação Troca Solidária

De forma geral, a avaliação da iniciativa é positiva e já estamos vendo resultados concretos, que vão do aumento no número de itens reaproveitados à mudança de cultura na comunidade Vera Cruz. A resistência contra a utilização de uniformes e materiais de segunda mão é cada vez menor. Mais detalhes sobre os resultados da Troca Solidária 2012 aqui.

Para a próxima Troca, pretendemos conseguir com antecedência a lista de livros didáticos e paradidáticos adotados (mesmo parcial) e manter o que já foi conquistado: espaço para armazenagem dentro da escola, etiquetas para identificação de pastas e livros. Continuaremos sugerindo à escola divulgar a ideia da reutilização junto aos alunos e professores e dar dicas de como fazer isso em sala de aula no final do período letivo.

TEMA 2 – Evento “Lado Positivo das Tecnologias da Informação”

Ainda no primeiro semestre será realizado um novo encontro sobre o tema “nossos filhos e o mundo virtual”. Em novembro de 2011, em debate promovido pela OPS, os especialistas presentes alertaram para os riscos do mau uso, e até os perigos, da internet e outras ferramentas de comunicação eletrônica.

Dessa vez a proposta é orientar os pais e educadores a tirar o melhor proveito possível dos equipamentos que estão à disposição e que tanto atraem as crianças e jovens. A data provável da mesa redonda será em maio, a depender da disponibilidade dos palestrantes. Foram sugeridos diversos especialistas para compor a mesa, com os quais a comissão encarregada do evento conversará.

TEMA 3 – Prendas da Festa Junina

Desde 2010 a OPS tem solicitado à escola rever seus procedimentos em relação às prendas de Festa Junina do EF2, EF3 e Ensino Médio (Verão e Veríssimo). A OPS acredita que as Festas Juninas não deveriam se tornar ocasiões de estímulo ao consumismo e à circulação de produtos industriais supérfluos, de baixa qualidade e tóxicos.

Mais reflexões sobre o assunto aqui. E também sugestões de prendas alternativas.

TEMA 4 – Bullying

O que é considerado bullying na visão da escola? E na visão dos pais? Como a escola tem lidado com alunos que se sentem excluídos ou intimidados? Como a escola tem trabalhado a Cultura de Paz? Como a OPS Vera Cruz pode atuar para apoiar as ações que estão sendo tomadas e sensibilizar os pais para a questão? Sabemos que existem diversos casos de alunos que não se sentem acolhidos pelos colegas e alguns deles chegam a mudar de escola por essa razão. Seria o caso de criar algum tipo de projeto na escola para trabalhar essas questões? Existem pelo mundo projetos muito bacanas, como o Roots of Empathy.

Provavelmente esse será o tema do evento do 2º semestre.

TEMA 5 – Troca Solidária permanente e Rodízios – como melhorar essa comunicação

Foi sugerida a criação de um grupo do Facebook para solicitações e oferecimentos de livros, materiais escolares e outros itens para reutilização dentro do universo escolar, além de um ponto de encontro para pais combinarem rodízios. Lembrando que temos essas ferramentas aqui no blog, aqui e aqui.

Espaço Livre

1.      Parceria OPS/escola

Em 2/3, representantes da Comissão Organizadora da OPS estiveram reunidos com Heitor Fecarrota (diretor da EI e EF1, ou seja, Verícula e Verinha). Além da avaliação da Troca, esteve em pauta o estabelecimento de uma parceria mais efetiva entre a escola e a OPS e o planejamento antecipado das ações para 2012. A OPS já está presente no site do Vera Cruz e, em breve, segundo Heitor, constará na Circular de “Informações Gerais” distribuída a todos os pais e que fica disponível no site. Foi solicitado também espaço para divulgação do grupo em reuniões de pais.

2.      Treinamento esportivo / seleção do Vera

A convocação para o Treinamento Esportivo faz com que muitos alunos se sintam preteridos. Viver esse tipo de frustração faz parte da vida, mas acreditamos que, a partir do diálogo com a escola, possam surgir novas ideias para lidar com a situação. Uma das propostas é criar outros tipos de grupos, que valorizem outras habilidades (exs: teatro, robótica, xadrez, literatura, música, dança, programação…) .

3.      Alunos com necessidades especiais

O Vera Cruz é uma escola que acolhe alunos com necessidades especiais e achamos essa iniciativa muito positiva, essencial mesmo. No entanto, há pouca informação e orientação para pais e alunos. Pensamos que seria importante a escola apresentar melhor a criança com necessidades especiais e sua família para a turma em que ela está inserida e também para os pais da turma, de modo a não se esquivar da questão mas sim tratá-la de frente e da melhor maneira possível. Sugestão de leitura para introduzir o assunto: “O que ensinar a seu filho sobre crianças especiais“.

4.      Lanche saudável para o EF3

Propor que o lanche saudável continue a ser oferecido no EFIII, mas de maneira optativa. Em paralelo, vale que os pais estimulem seus filhos  a levarem lanche de casa, façam acordos de dias de padaria, dias de lanches saudáveis, etc.

5.      Palestra “Mundo Virtual” para as crianças

Sugerir apresentação aos alunos de uma versão mais curta do evento que mostrou os riscos do mundo virtual (mesmo conteúdo e mesmos participantes da mesa).

6.     Comunicação pais/escola

Um dos participantes relatou ótima experiência ao apontar à escola falhas na circular distribuída no início do ano. Eloísa, coordenadora do EF2, agradeceu a contribuição e vai rever o material.

Próxima reunião: 11/4 no mesmo horário e local.

Anúncios

§ 2 Respostas para Ata da reunião de 05/03/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ata da reunião de 05/03/2012 no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: