Carta aberta: “Segurança no entorno da escola”

03/10/2013 § Deixe um comentário

A OPS enviou a seguinte carta aberta à direção do Ensino Fundamental, dentro do escopo das ações do Comitê de Segurança Escolar.

São Paulo, 20 de setembro de 2013.

Prezados Diretores

Como já é de conhecimento de vocês, a OPS Vera Cruz criou um comitê para discutir a segurança no entorno da escola.

Vemos a segurança de nossos filhos na rua, perto ou longe da escola, como um problema público. Queremos nossos filhos andando na rua tranquilos e em segurança. Queremos que entendam os possíveis riscos que podem estar correndo, e por isso aprendam a agir no espaço público apropriadamente, de maneira preventiva e cidadã. Mas que possam contar com o apoio de demais cidadãos, de sua escola e dos serviços de segurança pública da cidade.

Por entender que os encaminhamentos nesta área devem ser pelo viés público, convidamos outras escolas do bairro de Pinheiros para compor o grupo de pais e promover ações conjuntas. Além do Vera Cruz, fazem parte até agora representantes das escolas Santa Clara, Hugo Sarmento, Rainha da Paz e Santa Cruz. Estamos convidando pais de outras escolas públicas e privadas da região, tais como Victor Oliva, Olavo Pezzoti, Palmares, Beacon, Oswald, entre outras.

Parte das ações deste grupo consiste em participar das reuniões do CONSEG-PI (Conselho de Comunitário de Segurança de Pinheiros), fórum de participação popular no qual as instituições responsáveis pela segurança nos espaços públicos (polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana – GCM, Subprefeitura, CET) se reúnem com representantes da sociedade civil.

Estivemos na reunião do Conseg de setembro, com um grupo de mais de 10 pais, e tivemos uma discussão muito proveitosa. Na ocasião, o novo comandante da 1ª Cia. do 23º BPM, o capitão Edson Silva Jr. propôs ter uma conversa particular com os diretores de cada escola da área. Ele gostaria portanto de marcar um encontro com vocês dois nos próximos dias, para falar de atitudes preventivas, de como a polícia pode ajudar a escola e de como a escola pode ajudar a polícia.

Esperamos que o Vera Cruz aceite o convite, assim como já o fez o Santa Clara, e agende uma reunião com o capitão.

Capitão Edson Silva Jr.
Comandando da 1ª Cia. do 23º BPM
Parque Villa-Lobos
3023-1125 e 3021-9648 

Atenciosamente,

Comissão de Segurança da OPS Vera Cruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Carta aberta: “Segurança no entorno da escola” no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: