Troca Solidária leva conceitos de cidadania para a comunidade Vera Cruz

20/03/2014 § 4 Comentários

Publicado no site do Vera Cruz, em 20/03/2014

Em 2009, a Organização de Pais Solidários – OPS Vera Cruz – idealizou e colocou em prática pela primeira vez uma campanha de reutilização de material escolar, a Troca Solidária. Realizada durante o período de venda de materiais, a campanha consiste na doação de itens, como pastas, fichários e uniformes, pelas famílias do Vera Cruz para reutilização por outros alunos da Escola.Com o passar dos anos, a receptividade e o reconhecimento por parte da comunidade Vera Cruz foram aumentando. As famílias passaram a contribuir cada vez mais com o projeto, por meio da doação de materiais e da participação como voluntários, investindo seu tempo e seus esforços nas etapas de preparação e implantação da campanha. A adesão ao projeto beneficiou muitas famílias por meio da retirada gratuita dos itens disponibilizados a cada início de ano letivo. Para além deste benefício imediato, a ação levou a uma reflexão mais ampla e profunda sobre conceitos, como sustentabilidade, consumo consciente, desperdício versus economia de materiais e de recursos naturais.

Os números apurados, com base na edição 2013/2014 da Troca Solidária, dão uma clara ideia da dimensão desse impacto: somente neste ano, mais de cinco mil itens foram reutilizados pelos alunos que aderiram diretamente à campanha da OPS, reciclando materiais doados por outras famílias, e por aqueles que tomaram os devidos cuidados na conservação de seus materiais, possibilitando reuso no ano seguinte por eles próprios. Nos itens “pasta classificadora” e “fichário”, o percentual de reuso foi de 40%. Quando somados os demais itens, a prática de reuso representou uma economia acima de R$ 75 mil, deixando-se de consumir mais de 1,7 tonelada de material (veja quadro).

Um levantamento realizado pela OPS, entre uma amostra de participantes da Troca Solidária, também aponta para esse caminho. Na questão sobre principais objetivos da ação, as respostas mais citadas foram “Ensinar a meus filhos algo sobre consumo” (90%) e “Evitar o desperdício de materiais” (90%). Também apareceram em mais de três quartos das respostas à pesquisa: “Evitar compras desnecessárias”, “Economizar recursos naturais” e “Ensinar a meus filhos algo sobre sustentabilidade”.

Alinhada aos valores do Vera Cruz, a iniciativa da OPS conta com o apoio da Escola, que auxilia na divulgação da campanha, disponibiliza espaço e infraestrutura física e contribui com a guarda e manuseio dos materiais. A OPS e o Vera Cruz agradecem as doações e o apoio de todos neste projeto!

reuso
(unidades)
reuso  (%)
R$
kg
pasta classificadora
2 168
40,9
28.184
601
fichário
2 297
39,4
29.861
790
pasta com aba
295
28,4
4.425
103
outros Itens
652
9,9
13.301
261
TOTAL
5 412
28,9
75.771
1 755
 
Anúncios

§ 4 Respostas para Troca Solidária leva conceitos de cidadania para a comunidade Vera Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Troca Solidária leva conceitos de cidadania para a comunidade Vera Cruz no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: