Ata da reunião de 13/08/2014

26/08/2014 § Deixe um comentário

TEMA 1 – Avaliação do Café Solidário

O principal objetivo do Café Solidário para a OPS é a participação dos pais na comunidade escolar. Gostamos de ser parte e de contribuir para a festa. Nesse sentido o Café foi um sucesso: todos os que participaram da organização e venda gostaram da experiência.

Além disso, o Café serve como uma estratégia de relacionamento para a OPS, uma oportunidade de conversar com pais que não conhecem ou conhecem pouco nosso trabalho, de falar com pessoas que não costumam vir às reuniões. etc. Para isso, também consideramos que o último Café foi ótimo.

Finalmente há o objetivo de arrecadar fundos para o Ilha de Vera Cruz. Nesse aspecto os resultados não foram dos melhores. A arrecadação mal pagou os custos, principalmente em razão dos convites que deixaram de ser comprados. Uma das razões para isso foi o problema com a máquina de café, que não funcionou no início da festa. Assim só começamos a vender cafés após às 15h30. Por isso é importante que, se venhamos a repetir o formato em outras festas, façamos um teste do material, com acompanhamento de funcionários do Vera, antes do início da festa.

Surgiu a ideia de experimentar outras formas de participação na Festa que, 1) seja mais rentável, 2) não exija máquinas, contratos, etc., 3) mais criativa e atinja outros públicos, mostrando uma outra cara da OPS.  Tais como: Correio Elegante, Cadeia, etc.

Tema 2 – Início dos preparativos para a Troca Solidária

Apesar da Troca só ocorrer no final do ano, os preparativos precisam começar agora, para lidar com as seguintes questões:

– Marketing da Troca: insistir nos números alcançados no ano passado; definir metas mais ousadas para o próximo ano, melhorar a mensagem de que não se deve doar lixo, escrever para professores para incentivarem a ideia em sala de aula, relações públicas com imprensa, etc.

– Cronograma de trabalho: quando enviar as diferentes comunicações, quando começar a colocar as caixas, preparar os matérias, etc.

– Conversa com a escola: falar com a diretoria, reunião com o departamento financeiro, alinhamento com o departamento de comunicação

Outras ideias relacionadas à Troca Solidária

– Troca de brinquedos na praça na época do dia das crianças, outubro.

Dia de Doar, em dezembro. Arrecadar para o projeto Vagalume e a Associação Acorde.

É preciso de voluntários para liderar e tocar essas ideias.

Campanha Troca 2014 - 1d

 

Tema 3 – Bike Anjo no Vera Cruz

O Bike Anjo é um coletivo de ciclistas experientes que ajudam as pessoas a andar de bicicleta. Desde pessoas que nunca andaram antes a começar, até pessoas que querem começar a usar a bicicleta como meio de transporte na cidade, até crianças em seus caminhos para a escola.

A ideia é convidar os Bike Anjos para fazer um passeio de bicicleta com alunos e pais do Vera, num “Vera sobre Rodas” especial – semelhante ao que fizeram com o colégio Cervantes. Eles orientariam e dariam dicas para pais e filhos pedalarem seguramente pela ciclovia do lado de fora do parque.

Uma proposta inicial é fazer o evento num sábado de manhã cedo, ponto de encontro no Vila-Lobos, pedalar pela ciclovia (incompleta)   da Fonseca Rodrigues e voltar para o Vila Lobos para um piquenique.

 

Tema 4 – Definição da palestra do semestre

Ideia 1) “pequenas corrupções”. Discutir como elas são aceitas as vezes sem pensar e como são equivalentes a corrupções maiores – como se vai do CD pirata e do suborno ao guarda ao grandes crimes políticos. QUestao da ética relacionada a hábitos comuns na escola, como parar na faixa de pedestre, etc. Como abordar o tema? Talvez pegar o gancho do “furto na escola” e a partir daí trabalhar as questões relacionadas.

Algumas referências: Amarribo, Instituto Ethos, Nosotos los Mexicanos, Pequenas Corrupções – Diga não!, Pequenas corrupções, Corruption Fighters Toolkit

Ideia 2) Planejamento financeiro para crianças. Seria um evento para pais ou crianças? Ou para ambos? Nesse último caso uma ideia seria talvez oferecer uma oficina no espaço da escola num dia depois da aula (2ª das 18h às 30, por exemplo). Ou propor um espaço em horário de aula, equivalente ao Navegações.

Ideia 3) Como educar/formar meninos e meninas de maneira igual? A ideia retomar a discussão de gênero na família e na escola. Mas com outro foco, diferente da palestra de 2013, que não foi muito boa. Talvez no ano que vem.

Ideia 4) Tecnologia, sociedade da informação e educação. Como podemos nos auto-educar com todo o conhecimento disponível, conteúdos educativos, ensino a distancia, o papel do professor e da escola.

E/ou Que competências as crianças de hoje precisam para viver e trabalhar no futuro. Não é mais o conhecimento apenas, mas criatividade, capacidade de intepretação, de relacionamento, etc.

Referências: How schools kill creactivity, RSA Animate – Changing Education Paradigms, ALINHANDO O APRENDIZADO DO SÉCULO 21 COM OS APRENDIZES DO SÉCULO 21; http://www.ixl.com/

 

Ideia 5) A crise da água em São Paulo

Essa ideia, apesar se ter aparecido por último, está liderando e provavelmente nos aprofundaremos na próxima reunião.

 

SUGESTÃO DE DATAS PARA AS PRÓXIMAS REUNIÕES

Quarta, 03/09

Quarta, 01/10

Terça, 28/10

Segunda, 24/11

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ata da reunião de 13/08/2014 no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: