Perguntas Frequentes sobre a Troca Solidária

24/10/2014 § Deixe um comentário

A sexta edição da Troca Solidária está para começar.

Respondemos a algumas das perguntas mais frequentes.

1) O que é a Troca Solidária?

A Troca Solidária é uma iniciativa da OPS (Organização de Pais Solidários do Vera Cruz) para promover a reutilização de material escolar e de uniformes. Além de evitar desperdício e reduzir a geração de lixo, promove a solidariedade e a integração de todos os integrantes da comunidade escolar.

 

2) Quem faz a Troca Solidária?

A OPS, com o apoio da Escola Vera Cruz. O apoio da escola consiste na divulgação da campanha, na cessão de espaço e materiais para a o recolhimento das doações e para a exposição do material e dos uniformes, e auxílio de funcionários. O trabalho de preparação, campanha, triagem e distribuição dos materiais é feito por pais e mães de alunos voluntários, quem dedicam seu tempo e energia para essa ação.

 

3) Quando acontece a Troca Solidária?

A campanha começa no final de cada ano com o recolhimento de pastas, livros e uniformes que não serão mais utilizados, mas que ainda estão em bom estado. No início do ano seguinte, durante o período de compra de materiais, todos podem retirar as pastas, os livros e os uniformes na banca da Troca Solidária, para usar no ano que se inicia.

 

4) O que pode ser doado?

Pastas, livros e uniformes em bom estado. Os uniformes devem ser limpos e dobrados, as pastas devem estar vazias.
É importante que os pais orientem seus filhos a cuidar de seu material a fim de que ele possa ser reutilizado no ano seguinte.

 

5) Quem pode retirar material e uniforme na banca da Troca?

Todos – mesmo quem não fez doação no final do ano ou é novo na escola – podem retirar, gratuitamente, o quanto precisarem.

 

6)   Quem não conseguiu doar no final do ano pode doar durante o período de compra de materiais?

Preferencialmente as doações devem ser feitas em dezembro, nas caixas localizadas em cada unidade da escola. Só serão aceitas doações na banca nos dois primeiros dias. Depois disso, não poderemos mais aceitar nenhuma doação, pois o reaproveitamento é mais difícil.

 

7) Qual a destinação do material que sobra?

As pastas e livros em bom estado são destinados a ONGs parceiras, como o Projeto Âncora e o Projeto Veredas. Os uniformes pequenos em bom estado vão para o Verinha e o Verículo. Os demais podem ser utilizados como material de limpeza ou de apoio para aula de artes e os deteriorados vão para a reciclagem.

 

8) A Troca Solidária é uma ação de caridade?

Não. A Troca Solidária é uma ação de cidadania pensada para integrar pais, alunos, funcionários e a própria escola, a fim de redimensionar a necessidade de consumo, estimulando a reutilização de materiais e uniformes e evitar a geração de lixo.

 

Cartaz troca solidariaLO3-01

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Perguntas Frequentes sobre a Troca Solidária no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: