Ainda tenho uniformes, livros e pastas para doar. Onde eu deixo?

26/02/2015 § 2 Comentários

Esta pergunta tem chegado a nós com muita frequência desde que a Troca Solidária deste ano foi encerrada em 28/01/15.

Agora, e durante o restante do ano, as trocas continuam, mas apenas virtualmente. Ou seja, quem tiver uniformes, pastas ou livros em bom estado pode oferecê-los pelo grupo OPS Vera Cruz – Trocas Solidárias do Facebook. Muitas doações vêm sendo feitas, com sucesso, por esse meio.

Da mesma maneira, quem estiver precisando de um livro ou de uniformes, pode pedir ali, com grandes chances de encontrar quem doe ou empreste.

Mas por que a OPS não recebe mais os materiais?

São duas as razões:

1) Não temos um espaço físico para estocar. Somos apenas pais e mães voluntários, com os armários tão cheios como os de qualquer pessoa. Quando começa a campanha da Troca Solidária, em novembro, a escola guarda o material que vai sendo deixado nas caixas para ser redistribuído em janeiro, junto com a venda de materiais. Depois disso, o que sobra é doado ou encaminhado para a reciclagem, de forma a não sobrar nada na escola.

2) Não temos quem gerencie as doações. Como dissemos acima, somos apenas pais e mães voluntários que dedicam seu tempo para a organização da Troca Solidária por vários meses. Depois disso, não conseguimos mais dar conta de administrar um fluxo contínuo de entrada e saída de objetos.

Aproveitamos esta oportunidade para esclarecer o principal objetivo da OPS com a campanha Troca Solidária:

Trata-se de uma ação de reaproveitamento dos materiais pela própria comunidade escolar.  O que buscamos é aumentar a vida útil dos objetos utilizados cotidianamente pelos alunos, que são produzidos com materiais de qualidade e, se bem cuidados, podem ser usados por diversos anos. Para serem fabricados, esses objetos consomem muitos recursos naturais, inclusive água. Se pudermos usar os mesmos objetos por mais tempo, reduzimos nosso impacto ambiental. Portanto, esse ciclo, que passa pela reutilização, é uma oportunidades para refletir sobre o cuidado que devemos ter com as coisas, a necessidade ou não de comprar novo, a preservação dos recursos naturais e a economia que se faz evitando compras desnecessárias.

Temos percebido nesses anos de Troca Solidária que o desafio não é doar, coisa que fazemos até com facilidade.

Notamos que a dificuldade maior é receber as doações, aceitar  o que já foi usado por outras pessoas, e abrir mão de objetos novos, recém-adquiridos.

Gostaríamos de incentivar entre nossos filhos esse desapego, essa mudança cultural. Acreditamos que é bom para eles experimentarem na prática os conceitos que gostamos de repetir na teoria: sustentabilidade, consumo consciente, economia. Se pudermos, junto com eles, reformular nossa ideia sobre o que vale a pena ser consumido ou não, todos sairemos ganhando.

Anúncios

§ 2 Respostas para Ainda tenho uniformes, livros e pastas para doar. Onde eu deixo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ainda tenho uniformes, livros e pastas para doar. Onde eu deixo? no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: