Ata da reunião de março de 2015

24/03/2015 § 1 comentário

A reunião aconteceu no dia 11/03/2015.

Tema 1 – Feedback da Avaliação da Troca Solidária com a Escola

Conforme discutido na Reunião da OPS de fevereiro, levamos nossa avaliação para a Escola, que contribuiu com números mostrando que a Troca foi ainda mais efetiva. Foram enviados e-mails a toda comunidade escolar, tanto pela OPS quanto pela Escola em conjunto com a OPS para divulgar estes números e agradecer a participação dos envolvidos. Veja aqui.

A Escola passou a encaminhar para OPS os e-mails recebidos para que nós respondêssemos diretamente aos pais que enviam questões sobre a Troca – na verdade, a maioria pergunta como fazer doações durante o ano. (Aqui a resposta a essa pergunta)

TEMA 2 – Água na escola

Como combinado na reunião de fevereiro, pais  perguntaram para os coordenadores responsáveis de cada unidade, informalmente, o que está sendo feito. Essa questões foram levadas também informalmente à diretoria: sobre plano de contingência, estudo de potabilidade e plano de emergência à reunião que tiveram com a Escola. Fomos informados de que a Escola enviaria um e-mail para informar toda comunidade. De todo modo, as respostas obtidas foram as mesmas e pouco depois foi enviado uma mensagem oficial.

Houve um relato de que no Verinha houve pedido para que as crianças levassem garrafinhas de água cheias, pois os bebedouros estão lacrados. Uma mãe presente marcaria reunião com a Orientação e poderia nos dar mais informações sobre o procedimento adotado.

Tema 3 – Festas de aniversário no Verículo

Foi levantada a questão de festas de aniversário no Verículo com clima de obrigatoriedade de levar presentes. Na reunião membros presentes relataram que, na sua opinião, a Escola não incentiva como tampouco proíbe, mas que se a questão estava incomodando o grupo de pais, este deveria se mobilizar para conversar diretamente com a Orientação da série e Coordenação Pedagógica.

TEMA 4 – Ideias para o evento do semestre

As ideias foram debatidas, mas não se chegou a uma conclusão. Pensamos em levar a questão para página da OPS no Facebook e fazer uma enquete.

  • Corrupções: independem de tamanho, trata do tema diretamente ligado ao cotidiano escolar (suborno em eleição de representante, promessa de guloseimas se eleito, furto de objetos dentro das salas durante o recreio).
    1. Pessoa que pudesse falar também com os adolescentes e ser um evento de pais irem juntos com seus filhos
    2. Perceber que o problema sou eu e isto me obriga a uma atitude
    3. Nomes sugeridos: Carolina Duprat; Fabio Barbosa, Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal.
  • Drogas/ pornografia/ sexting – também na linha evento pais & filhos. Sugestão: Daniel Pinski.
    1. Falando em sexting/whatsapp, perguntar para Eloiza, coordenadora do EF, sobre o Navegações. E pensar em Navegações II – a chegada do whatsapp.
  • Água – situação na escola, potabilidade. Consequências em caso de seca. Sugestão :  este tema pode ser retomado no 2º semestre, quando a seca terá voltado.

Tema 5 – Projeto Criativos da Escola (Design for Change)

Foi levado o material de apoio do www.criativosdaescola.com.br , iniciativa da Alana em trazer, traduzir e disponibilizar este trabalho. Vários links sugeridos na página Trocas Solidárias, inclusive TED-Ex com Kiran Bir Sethi < http://www.ted.com/talks/kiran_bir_sethi_teaches_kids_to_take_charge?language=pt-br > mentora do projeto. Vimos que será necessário que o grupo de pais e mães interessados se organize para levar à Escola.

Final – Espaço Livre

Aproveitando o gancho, a conversa girou em torno de práticas pedagógicas do Vera Cruz e do desejo de maior participação, diálogo e troca de ideias com a Escola.

Outra vez, a OPS colabora como ponto de encontro, mas os pais e mães deverão se organizar para criar este espaço com a Escola – que sinaliza estar fazendo mudanças, com a chegada da Regina Scarpa para coordenar a coordenação pedagógica dos diferentes níveis do Vera Cruz (EF I e II). Para conhecer um pouco do pensamento dela: <http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/01/1578388-regina-scarpa-educacao-infantil-e-linguagem-escrita-e-uma-dupla-sempre-polemica.shtml >

Tivemos também a presença de uma nutricionista representando a mãe da escola que coordena a ONG Banco de Alimentos, que tem interesse em fazer parcerias para atuação.

 

Próximas reuniões

Abril – Quinta, 23/04/15

MAIO –  evento da OPS, data a definir

Junho – Terça, 16/06/15

Anúncios

§ Uma Resposta para Ata da reunião de março de 2015

  • Eliane Pinotti Borguetti disse:

    Sobre o incômodo dos presentes nas festas de aniversário da escola, basta não enviarem os tais convitinhos. A professora organiza seu dia contando com o bolo e com as atividades relacionadas e todos se divertem. O tal convitinho é que fica parecendo pedido de presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ata da reunião de março de 2015 no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: