Ata da reunião de novembro 2015    

17/11/2015 § Deixe um comentário

Reunião realizada: Terça-feira, 07/10/2015

Tema 1 – Quintal das Trocas

Carol Guedes e Andréa, do Quintal das Trocas, apresentaram o site, um “um espaço que reúne e promove a troca de informações, como artigos, notícias, links interessantes, eventos, etc., um local para a troca de experiências e colaboração”. Contamos a experiência da Troca Solidária e das diversas feiras de troca promovidas pela OPS (vestido de festa junina, brinquedos, trocas pelo FB…)

Tema 2 – Assédio

Dois casos de assédio infantil ocorreram recentemente. Uma aluna do 6º ano, participante do Master Chef Jr, sofreu assédio nas redes sociais online. Uma outra aluna do 6º ano viu um homem de calça abaixada dentro de um carro na esquina da escola.

As mães dessas meninas vieram trazer seu depoimento e o desejo de debater essa questão em maior profundidade com pais, alunos e a escola. A segurança no entorno da escola foi questionada, assim como o que fazer em casos de assédio infantil.

A escola e a polícia foram contatadas para esclarecimentos e medidas preventivas.

Propuseram uma aproximação com a Juliana de Faria, do Think Olga, que desenvolve o trabalho Chega de Fiu Fiu com a Defensoria do Estado. A ideia seria ter um encontro/debate com pais ainda este ano – mas o Auditório da Escola não tem disponibilidade e pensamos em amadurecer a estrutura e formato da iniciativa.

E também uma aproximação com a Childhood, organização dedicada à prevenção de abuso e exploração de crianças. Nesse caso, a ideia seria uma parceria mais ampla entre escola, pais e alunos, para um trabalho conjunto e com foco.

Tema 3 – Educação para a rua

A proposta era fazer um evento para mostrar como dar autonomia e ensinar as crianças a usar a rua para se deslocar a pé com segurança. Irene Quintans, especialista no “Pedibus” ou “Busapé”, mostraria os benefícios da caminhada e de se apropriar do bairro. Porém ela está indisponível nas próximas semanas.

Surgiu a ideia de ativar uma linha do Busapé, da Alberto Faria com a Orobó até o Verão no horário da manhã.

Tema 4 – Troca Solidária

O site da Troca Solidária já está no ar: www.trocasolidaria.com

Os preparativos com a escola estão em andamento.

A tabela de voluntários para trabalhar na distribuição de materiais em janeiro já está disponível: https://docs.google.com/document/d/1MpozkFFwqfLU3yPlpWgbPZoTiG3ldPO6LdbONtcQXVs/edit

Tema 5 – Cine OPS

A Unibes Cultural (antigo Centro de Cultura Judaica, perto do metrô Sumaré) se dispôs a ceder espaço para uma sessão de cinema com a OPS no início de dezembro. A ideia é passar o filme do pai de alunos do Vera, Tulio Schargel, sobre megafauna: “O Brasil da Pré História, o Mistério do Poço Azul”.

Tema 6 – Evento “Escolas Transformadoras”

Após reunião com a direção da escola a proposta é realizar um evento no primeiro semestre de 2016, numa parceria OPS & ISE Vera Cruz. Apresentar o que são Escolas Transformadoras e como o Vera Cruz se coloca em relação a isso.

Tema 7 – Calendário OPS 2016

Desenvolvemos um calendário de nossas principais ações para 2016. A ideia é que cada ação tenha pelo menos um coordenador para encabeçar. Mais voluntários são muito bem-vindos nas ações já agendadas. E outras ações podem ser propostas, desde que tenham um coordenador responsável.

Ver o calendário aqui: www.docs.google.com/document/d/1bgpEc75xghv46Ewx1XW_BoHPaZiQgaj0AT9eWV1XX80/edit

Temas gerais

1.     GT Sustentabilidade

Está sendo proposta a criação de um GT Sustentabilidade, que seria um grupo  que integrasse pais, educadores, funcionários e alunos. A ideia é iniciar uma onda de mudança e de cuidado na escola, aos pouco,  trabalhando como temas tais como água, áreas verdes, resíduos, consumo consciente, alimentação limpa, abelhas, energia, mitigação/adaptação às mudanças climáticas etc e tal. Educação para a sustentabilidade na prática.

2.     Visitas à Acorde

Após o sucesso da visita à Acorde realizada em maio de 2015 com famílias do Vera, a Acorde está organizando um outro encontro, desta vez com crianças do G4, que vai acontecer nas próximas semanas.

Se tudo der certo, a ideia é colocar mais um visita à Acorde no calendário da OPS.

3.     Dia de Doar

Joana Ribeiro convida todos a conhecerem a causa Dia de Doar, que esse acontece em 1º de dezembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Ata da reunião de novembro 2015     no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: