Relato do evento “Questão de Gênero da Educação”

23/10/2013 § 2 Comentários

Foi um encontro animado, com palestrantes assertivos e um público com vontade de falar. O tema é forte e parece estar fervilhando, e isso ficou patente em todas as falas, tanto dos palestrantes quanto do público em geral: mães, pais e representantes da escola. O assunto delicado instiga a ideia do diálogo coletivo necessário.

Raquel Moreno começou falando sobre a importância de prestar atenção na maneira como a cultura impõe um modelo de beleza absurdo para as mulheres, as desigualdades de salário e oportunidade profissionais, o serviço doméstico que ainda hoje de forma geral é responsabilidade quase exclusiva da mulher. Enfim, que o tema do feminismo ainda é muito atual. Realçou a importância disso ser trabalhado na mídia e na escola.

Alex Castro colocou suas reflexões e vivências de forma bem aguda. Diz nunca ter encontrado uma família ou casal verdadeiramente equânime na divisão de tarefas do lar, falou da necessidade de ações afirmativas argumentando que “o machismo e o racismo estão de tal maneira arraigados na sociedade que não necessitam de machistas e racistas para prosseguir. É só deixar o barco correr”. Ressaltou a necessidade dos pais e mães darem exemplos práticos aos filhos no dia a dia.

O debate foi intenso e alguns viram esse momento como uma oportunidade para a abertura de diálogo. A OPS continuará refletindo sobre esse tema nas reuniões e no facebook.

Anúncios

§ 2 Respostas para Relato do evento “Questão de Gênero da Educação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Relato do evento “Questão de Gênero da Educação” no OPS Vera Cruz.

Meta

%d blogueiros gostam disto: