Palestras

A OPS Vera Cruz convida periodicamente especialistas de diversas áreas para palestras, debates e mesas redondas sobre temas relacionados à educação, ética e cidadania.

Eventos realizados

Outubro de 2014

A CRISE DA ÁGUA: O que podemos fazer como pais, educadores e cidadãos para enfrentar a escassez de água e construir soluções de curto e longo prazo?”, debatida por Samuel Barrêto, biólogo, diretor do Movimento Água para São Paulo (MApSP) que integra a plataforma para a América Latina da TNC (The Nature Conservancy), Edson Grandisoli, também biólogo, consultor em Educação para a sustentabilidade no Ensino Básico, e Claudia Visoni, jornalista, ambientalista, conselheira do meio ambiente na Subprefeitura de Pinheiros, voluntária em hortas urbanas e mãe de alunos do Vera Cruz.

 Maio de 2014

Desigualdade racial, socioeconômica e educação: do problema à prática”, com a participação de Christian Ingo Lenz Dunker, psicanalista, professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia da USP, Mariana Fix, mãe da Escola e professora no Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora no Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico – CEDE/IE.UNICAMP, e Claudia Siqueira, historiadora, pedagoga, magistério com especialização em Educação Infantil, diretora do Instituto Sidarta.

Outubro de 2013
Questões de gênero na educação“, com Rachel Moreno, psicóloga, e Alex de Castro, escritor.

Maio de 2013
Corpo em crescimento“, com Fernanda Leite Ribeiro, especialista em educação visual, Juliana Storto e Liza Ostermayer, fisioterapeutas e professoras do Curso de Reeducação do Movimento – Método Bertazzo, e Marinês Calori , quiropata e especialista em educação postural.

Outubro de 2012
Como lidar com os conflitos entre as crianças?”, com a psicóloga Lidia Rosenberg Aratangy

Maio de 2012
Educar em tempos de internet“, com – Lilian Starobinas, professora do Ensino Médio do Vera Cruz, Guilherme Werneck jornalista e Rubem Saldanha, cientista da computação e mestre em educação.

Outubro de 2011
Nossos filhos e o mundo virtual
, com o advogado especialista em direito digital Vinícius Cosso e o médico hebiatra Maurício de Souza Lima, com a mediação da historiadora Lilian Starobinas.

Maio de 2011
Vamos falar sobre
consumo?, com Laís Fontenelle Pereira (Instituto Alana), José Armando Simões Macedo (pediatra e médico de família), Marcelo Furtado (Greenpeace).

Setembro de 2010
Educar para quê?, com Leonardo Posternak, pediatra.

Abril de 2010
Transgressões, mentiras e furtos. Nossos filhos estão envolvidos?, com Guto Pompéia, psicólogo e professor.

Agosto de 2009
O futuro profissional dos nossos filhos, com Luiz Carlos Cabrera, consultor de empresas e um dos mais importantes headhunters do Brasil.

Março de 2009
O mundo eletrônico e a vida escolar e familiar, com Bia Rosenberg (criadora do Castelo Rá-Ti-bum e autora de A TV que seu filho vê), Cristina Sleiman (advogada e pedagoga, especialista em Direito Digital) e Maurício de Souza Lima (médico hebiatra e psicólogo).

Outubro de 2008
Desafios da educação em uma sociedade de consumo, com Lídia Aratangy, psicóloga e escritora.

Agosto de 2008
O que mudou na infância desde que éramos crianças?, com Gisela Wajskop, professora doutora em Metodologia e Educação Comparada.

Maio de 2008
Conversando sobre drogas (lícitas e ilícitas) na adolescência, com Ilana Pinsky, psicóloga e professora da pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina.

Março de 2008
Vamos falar sobre nossos adolescentes?, com Maurício Souza Lima, médico hebiatra e psicólogo.

Novembro de 2007
Um Diálogo sobre Ética: Acreditar? Resistir? Desesperar?, com o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella.

Novembro de 2006
A Convivência é o Oposto da Violência, com a participação de Denis Mizne (fundador e diretor executivo do Instituto Sou da Paz), de Yves de la Taille (especialista em Psicologia Moral) e Marcelo Suzuki (urbanista).


%d blogueiros gostam disto: