O que fazemos

A OPS se reúne mensalmente, na escola, para discutir questões de educação e família e planejar ações.

Quando algum tema aparece de maneira recorrente nas reuniões ou no cotidiano da escola, procuramos discuti-los com mais vagar, buscando entender todas as partes envolvidas e encaminhar uma resolução adequada. Esses encaminhamentos, trabalhados em pequenas comissões dentro do grupo, podem vir a se tornar um evento aberto aos pais, uma reunião entre pais e a escola, uma campanha, uma mudança de política.

Temos um espaço para as Trocas Solidárias permanentes da OPS Vera Cruz no Facebook. Ali as famílias podem trocar livros, materais, uniformes, caronas, ideias, dicas e muito mais.

Duas vezes por ano promovemos palestras, que abrem espaço para discussões mais abrangentes sobre diversos temas do nosso mundo contemporâneo, tais como:

– uso do espaço público x privado;
– o aumento crescente do uso de drogas na juventude;
– violência;
– exercício da cidadania;
– construção da autonomia dos alunos, entre outros.

Além disso, desenvolvemos campanhas de cidadania relacionadas ao dia a dia da escola:

Cidadania no trânsito e boa convivência no espaço público
Reaproveitamento de roupas e materiais escolares

Nas festas  da escola, tais como o Grande Arraial do Vera Cruz e a celebração “Feito por Nós”, a OPS costuma participar com uma barraca de Café Solidário, na qual pais voluntários vendem café e pão de queijo. O dinheiro arrecadado vai para os projetos sociais do Vera Cruz.

A OPS existe desde 2005, para conhecer seu percurso acesse o antigo blog.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: