Histórico

Há muito tempo, alguns pais da Escola Vera Cruz desejavam criar uma Associação de Pais para buscar uma participação mais efetiva dentro do espaço escolar. O primeiro encontro deste grupo de pais ocorreu em 21 de setembro de 2005 e foi motivado pelos atos de violência ocorridos nas proximidades do Verão.
A partir desta preocupação, começamos a nos reunir para discutirmos quais seriam os objetivos e etapas para a consolidação de uma Associação de Pais da Escola Vera Cruz.
O conteúdo das primeiras reuniões trazia um discurso antigo, pois era notória a rivalidade existente entre as famílias e a escola.
Tivemos cinco reuniões durante o segundo semestre de 2005, no entanto a cada reunião havia a presença de um novo grupo, o que dificultou o andamento do projeto. Somado a isto, os conteúdos das reuniões giravam em torno de problemas individuais. Fomos percebendo que desta forma não seria produtivo, teríamos que avançar e buscar o interesse coletivo.
Fomos buscar várias referências: livros, textos, filmes e consultas a profissionais da área educacional para alcançar um novo formato, que levasse à aprendizagem da convivência entre pais, alunos e corpo docente, melhorando o canal de comunicação entre as famílias e a escola.
Para consolidar a existência desta Associação tivemos uma reunião com a direção da escola em dezembro de 2005, onde apresentamos o nosso projeto. Neste encontro nos foi solicitado a entrega de uma Carta de Intenções (a qual foi entregue em março de 2006) com o objetivo de firmar a parceria entre a escola e as famílias. No final de março de 2006, tivemos um retorno positivo da direção do Vera Cruz e as nossas reuniões passaram a ocorrer na última segunda-feira de cada mês no Verão.
Durante todo o trajeto, sempre refletimos sobre o nome a ser dado ao nosso movimento. Não queríamos utilizar a palavra “Associação”, pois esta nos remete a um conceito bastante desgastado. Queríamos algo novo. Surgiu então a OPS Vera Cruz – Organização de Pais Solidários Vera Cruz. O conceito do nome OPS veio de uma outra instituição escolar, que gentilmente nos cedeu os direitos para o uso da sigla.
Temos consciência de que estamos no início de um longo percurso, mas já demos os primeiros passos. Por meio destes encontros, estaremos ampliando nossos olhares, aprendendo a ouvir, trocando experiências, refletindo sobre os papéis das famílias e da escola e acima de tudo aprendendo a conviver e respeitar a diversidade existente no universo escolar.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: