Carta de intenções

CARTA ENVIADA À DIREÇÃO DA ESCOLA VERA CRUZ EM MARÇO DE 2006

Prezados Senhores,

Conforme a nossa reunião realizada em dezembro de 2005, vimos por meio deste documento afirmar os nossos objetivos perante a Escola Vera Cruz.
Na mesa redonda realizada em 2005 sobre “Educação em Tempos de Violência”, os profissionais presentes concordaram que “educar é socializar cultura e que todas as organizações sociais são responsáveis pela partilha desta. A escola foi escolhida para sistematizar e organizar os conteúdos culturais e, para fazer cumprir o seu ofício, necessita estar articulada com todas as demais instituições sociais”.
Não é uma tarefa fácil de ser cumprida, pois a atual convivência social está repleta de injustiças e contradições, vivemos em um mundo com altos índices de violência, analfabetismo funcional, pobreza, fome dentre tantos outros problemas.
Neste encontro, pudemos refletir sobre alguns destes problemas e também concluirmos que a mudança pode ser iniciada pela ação conjunta dos pais, alunos e profissionais da Escola Vera Cruz. Ainda será pouco, não vamos mudar o mundo, mas podemos e devemos iniciar uma ação em prol do bem comum.
Em tempos de profundas transformações sociais, quais serão os papéis das famílias e das escolas na formação das nossas crianças e jovens?
Talvez o primeiro passo seja aceitar que a sociedade é constituída de elementos diferenciados, com valores, princípios e pensamentos diferentes. É preciso aprender a conviver com a diferença de uma forma respeitosa e responsável.
Gostaríamos de poder fazer uso do espaço escolar como local para encontros de pais, alunos e profissionais da educação, com objetivo de abrirmos espaço para discussões de diversos temas do nosso mundo contemporâneo tais como: uso do espaço público x privado; o aumento crescente do uso de drogas na juventude; violência; exercício da cidadania; construção da autonomia dos alunos, entre outros assuntos. Estas reuniões poderão ocorrer através de fóruns de debates, ou de ciclo de palestras com profissionais avalizados pela Escola Vera Cruz.
A associação tem como premissa colaborar para a melhoria, não só da qualidade do ensino, mas também na formação social dos alunos. Visamos com esta associação, que os pais e a direção da escola, possam nos reconhecer como um veículo de comunicação entre ambos.
Atenciosamente,

Comissão Organizadora da OPS Vera Cruz

%d blogueiros gostam disto: